Perícia do INSS: saiba como funciona.

As perícias conduzidas pela Previdência Social servem como avaliação para a concessão ou para a revisão ou até mesmo a prorrogação de benefícios.
O INSS através de seus médicos, irá avaliar a documentação que o segurado possui, e também realizar testes físicos durante a perícia, para determinar se a pessoa possui direito a algum benefício por incapacidade, ou se entende que o indivíduo está apto.
Além disso, os segurados que possuem 55 anos e no mínimo 15 de benefício, ou os que possuem 60 anos, estão isentos de qualquer tipo de perícia de revisão, sendo ilegal sua convocação para nova avaliação que possa encerrar seu benefício. Essa isenção se aplica, ainda, ao portador do vírus HIV.
É importante comparecer a qualquer perícia do INSS munido de documento oficial com foto, e com toda a documentação médica que comprove a condição que dá direito ao afastamento. Igualmente importante é apresentar a carteira de trabalho, para os empregados, ou provas de qualquer atividade como autônomo para os demais segurados.



Deixe um comentário