Hipertensão: cabe auxílio doença?

Conhecida popularmente como pressão alta, a hipertensão afeta muitos brasileiros diariamente, existem alguns fatores que podem levar à hipertensão, são eles: genética, obesidade, alcoolismo, sedentarismo, tabagismo e consumo excessivo de sal.

De caráter perigosa essa doença pode fazer com que o trabalhador fique afastado de suas atividades, e neste momento é possível solicitar o auxílio-doença, visando garantir que o segurado tenha o tratamento e recuperação adequada para conseguir voltar às atividades de trabalho.

Ao ser diagnosticado com hipertensão, o paciente precisa passar por algum período de tratamento específico, onde a equipe médica (incluindo o perito do INSS) entenda que ele não pode continuar trabalhando, ou também quando devido a essa doença ele acaba desenvolvendo complicações, neste momento lhe é concedido o benefício. Porém muitas vezes pode ser que a Previdência Social não libere um paciente hipertenso que receba o auxílio-doença, por ele não precisar ficar afastado do trabalho, por isso é importante saber identificar qual o seu caso.